Toyota

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História da Toyota

A Toyota Industries Corporation (TICO) foi fundada em 1926, por Sakichi Toyoda, para fabricar e vender os teares automáticos que ele inventou e aperfeiçoou.Desde então, a TICO promoveu a diversificação de linha de produtos  e expandiu os negócios no segmento de  máquinas têxteis, automóveis (veículos, motores, compressores de ar condicionado, etc.), empilhadeiras e eletrônicos.

 

1867-

NEGÓCIOS/OPERAÇÕES

PRODUTOS/TECNOLOGIAS

1867

Nasce Sakichi Toyoda.

1890

Sakichi Toyoda inventa o tear mecânico de madeira.

1896

Sakichi Toyoda inventa a máquina de tear elétrica.

1906

Sakichi Toyoda inventa o tear circular.

1924

Sakichi Toyoda inventa a máquina de tear automatica, Tipo G com movimento ininterrupto do transportador.

1926

Toyoda Automatic Loom Works, Ltd. (agora Toyota Industries Corporation) se estabeleceu para fabricar e comercializar o tear automático inventado por Sakichi Toyoda.

1927

Planta de Kariya terminada e inicio das operações.

1929

Inicio da produção do quadro filatório.

A patente de tear automática foi vendida para a Platt Brothers & Co., Ltd. do Reino Unido.

1930 -

1930-

NEGÓCIOS/OPERAÇÕES

PRODUTOS/TECNOLOGIAS

1931

Conclusão do quadro filatório de anel alto.

1933

Criação da Divisão de Automóveis.

Planta de produção de aço e planta experimental de produção concluída.

1934

Conclusão do motor de automóvel do Tipo A.

Estabelecidos os "Preceitos Toyoda".

1935

Conclusão do protótipo do motor de carro de passageiros do Tipo A1.

A empresa lança o caminhão Modelo G1 em uma exposição de carros novos em Shibaura, Tóquio.

1936

Exposição comemorativa da conclusão do carro de passageiros produzido em série e autorização para fabricar automóveis.

A divisão de automóveis se separa e torna-se a Toyota Motor Co., Ltd. (agora Toyota Motor Corporation).

1937

Conclusão do quadrofilatório de anel alto de 4 linhas.

1940 -

1940-

NEGÓCIOS/OPERAÇÕES

PRODUTOS/TECNOLOGIAS

1940

A Divisão da Produção de Aço se separa e é criada a Toyoda Steel Works, Ltd. (agora Aichi Steel Corporation).

1943

Estabelecido o Hospital Toyoda (precursor do atual Hospital Geral KARIYA TOYOTA).

1944

Planta de Obu inicia operações, produzindo peças fundidas.

1946

Os teares de reparo para a Segunda Guerra Mundial são exportados (os primeiros teares a serem exportados do Japão após a guerra).

1948

Planta de Obu foi designada como produtora de peças fundidas para mercado automotivo.

1949

Ações da Companhia são abertas nas Bolsas de Valores de Tóquio, Osaka e Nagoya.

1950 -

1950-

NEGÓCIOS/OPERAÇÕES

PRODUTOS/TECNOLOGIAS

1951

O quadro filatório atinge a produção mensal de 100.000 componentes.

1952

Inicia a produção de estampos para automóveis.

A Planta de Kyowa inicia suas operações, produzindo motores e automóveis.

1953

Inicio da produção dos motores de automóveis (motor a gasolina do Tipo S).

1955

Início da Divisão de Veículos.

1956

O modelo LA de 1 tonelada foi a primeira empilhadeira produzida pela Toyota.

1957

Início da produção de componentes de moteres Tipo D a diesel.

Criado o rebocador Modelo LAT de 0.85 toneladas.

1958

APA, começa o sistema especial de compras para produção de veículos.

1959

Início da produção dos moteres a gasolina Tipo P.

1960 -

1960-

NEGÓCIOS/OPERAÇÕES

PRODUTOS/TECNOLOGIAS

Construtida na Planta de Kyowa a nova área dedicada a produção de empilhadeiras.

A Central Toyota de Laboratórios de Pesquisa e Desenolvimento foi estabelecida com capital de 10 empresas do Grupo Toyota.

1960

Começa a produção da pá carregadeira.

Começa a produção do compressor de três cilindros.

1963

Inicio da produção de motores diesel Tipo J.

A produção da máquina de solda a fricção começa.

Inicio da produção do caminhão basculante.

Reconhecido pelo Ministério do Comércio Internacional e Indústria como primeira empresa que contribuiu para exportações.

1964

A produção do compressor de ar condicionado de seis cilindros de placa oscilante começa.

Sistema Automático Giratório Toyota é lançado.

1966

O 100º aniversário do nascimento do falecido Sr. Sakichi realizado no Museu da Ciência da Cidade de Nagoya.

A produção industrial mensal veicular atinge 1.000 unidades.

1967

A fábrica de Nagakusa inicia as operações. Inicia a produção da pickup Publica.

A produção de empilhadeira elétrica contrabalançada começa.

A produção do Mini Ace (automóvel) começa.

A produção dos motores diesel Tipo H começa.

1968

Começa a produção de máquinas de fiação sem fim.

1970 -

1970-

NEGÓCIOS/OPERAÇÕES

PRODUTOS/TECNOLOGIAS

A planta de Takahama inicia operações, produzindo veículos industriais.

1970

Empilhadeira FBR10/15 (tipo elevador) introduzida.

Sistema de organização divisional introduzido (Matriz, Máquinas Têxteis, Veículos Industriais, Veículos e Planta de Obu).

A Toyoda-Sulzer Manufacturing Ltd. se estabeleceu como joint venture com a Sulzer Brothers, Ltd. da Suíça, para fabricar teares projetáveis.

A produção industrial de veículos atinge 100 mil unidades.

1971

A produção de Corolla (van) começa.

1972

A empilhadeira com produção integrada de proteções começa.

A produção industrial mensal de veículos atinge 3 mil unidades.

1973

A produção do compressor 6P de 6 cilindros de placa oscilante começa.

1974

A produção de compressores de ar condicionado automotivo atinge 1 milhão de unidades.

1975

Inicia a Divisão de Compressores.

1976

A produção mensal da Planta de Nagakusa atinge 10 mil unidades.

A Divisão de Compressores separa-se da Divisão de Negócios de Máquinas Têxteis.

1977

Tecnologia de compressor de placa oscilante é licenciada para Chrysler e Ford.

O carregador deslizante JOBSUN é introduzido.

1978

A produção do Starlet (automóvel) começa.

O modelo FBE empilhadeira elétrica de três rodas para corredor estreito foi lançado, sendo o primeiro fabricante doméstico.

1980 -

1980-

NEGÓCIOS/OPERAÇÕES

PRODUTOS/TECNOLOGIAS

1980

A produção de teares de jatos de ar JA começa.

1981

A produção do compressor 10P é iniciada.

A Planta Hekinan inicia operações, produzindo motores a diesel de automóveis.

1982

Começa a produção de motores diesel de Tipo C para pequenos automóveis de passageiros.

1984

Divisão de Motores separa-se da Divisão de Veículos.

Divisão de Motores separa-se da Divisão de Veículos.

A produção de empilhadeiras atinge 500 mil unidades.

1985

Inicia a produção do compressor 10PA17.

A Planta de Obu mudou seu nome para Divisão de Fundição.

Empresa é premiada com Deming Application Prize pela implementação de controle de qualidade.

1986

Introdução do sistema de veículo guiado automático.

Começa a produção do motor Tipo 1Z de 3 litros de injeção direta de diesel para veículos industriais.

Inicia a Sub-Divisão de Eletrônicos.

1987

Começa a produção do Sprinter Cielo (exportado como Corolla Back).

A produção de motores diesel de Tipo C atinge 1 milhão de unidades.

Toyota Industrial Equipment Manufacturing, Inc. (TIEM) é estabelecida em Columbus, Indiana, EUA, como joint venture com Toyota Motor Corporation.

1988

Inicia a produção de Sprinter Sedan.

A produção do filatório RX100 começa.

Empilhadeira da série AFBR guiada automaticamente é introduzida.

Michigan Automotive Compressor, Inc. (MACI), é estabelecida em Jackson, Michigan, EUA, como joint venture com Nippondenso Co., Ltd. (atualmente DENSO Corporation).

1989

A produção de motores diesel Tipo HZ começa.

1990 -

1990-

NEGÓCIOS/OPERAÇÕES

PRODUTOS/TECNOLOGIAS

A empresa recebe o prêmio 1990 PM Excellent Plant Award.

1990

A produção do motor a gasolina Tipo FZ começa.

Início da produção de controlador elétrico da empilhadeira B300 equipada com SIT, transistor de indução estática.

A produção do Sprinter Carib (automóvel, exportado como Corolla Wagon) começa.

A produção de motores atinge 5 milhões de unidades.

É estabelecido o Comitê de Bom Comportamento Corporativo.

1991

A produção de semicondutores para automóveis começa com a produção do IC para controle de veículos e indução estática para controladores de motor de sopradores.

Comitê Ambiental criado.

1992

Começa a produção do tear de jato de ar JAT600.

Começa a produção de sistemas automatizados de armazenamento e retornáveis (tipo palete).

Começa a produção de sistemas automatizados de armazenamento e retornáveis (tipo recipiente plástico).

O primeiro Plano de Ação Ambiental foi lançado.

1993

Começa a produção do tear móvel FL100.

Começa a produção do filatório RX200.

Toyota Industry (Kunshan) Co., Ltd. (TIK) estabelecida na China como joint venture com Toyota Tsusho Corporation e Lioho Machine Works, Ltd.

1994

Foram introduzidas séries X500 (6FG / D fora do Japão) de empilhadeiras contrabalançadas a combustão.

Introduzida a R500 (6FBR fora do Japão) empilhadeiras retráteis.

Toyota Industrial Equipment, S.A. (TIESA), é estabelecida na França como joint venture com Toyota Motor Corporation e Manitou B.F.

A produção de empilhadeiras atinge 1 milhão de unidades.

Kirloskar Toyota Textile Machinery Pvt. Ltd. (KTTM) é estabelecida na Índia como joint venture com o Grupo Kirloskar.

1995

É iniciada a produção do primeiro compressor de placa oscilatória de deslocamento variável do mundo de 7 cilindros (7SB).

Começa a produção de inversor DC-AC para veículos (100W).

Introduzida a B500 (6FB fora do Japão) empilhadeira elétrica contrabalançada.

1996

Começa a produção de tear de jato de ar JAT610.

Começa a produção de filatório RX240.

A produção de compressores atinge 100 milhões de unidades.

1997

Inicia-se a produção de compressor de deslocamento variável de controle externo com polia direta (6SE).

É iniciada a produção do compressor de placa oscilante de 10 cilindros (Série 10S).

A TD Deutsche Klimakompressor GmbH (TDDK) estabeleceu-se na Alemanha como joint venture com a DENSO Corporation para produzir compressores de ar condicionado.

1998

Introduzida GENEO (7FG / D fora do Japão), empilhadeiras contrabalançadas a combustão.

A empresa assume o negócio do tear de jato de água da Nissan Texsys Co., Ltd.

1999

Começa a produção do Vitz (Yaris fora do Japão).

Introduzido o sistema de rack estacionário.

Introduzida a GENEO-B (7FB fora do Japão) empilhadeiras elétricas contrabalançadas.

2000 -

2000-

NEGÓCIOS/OPERAÇÕES

PRODUTOS/TECNOLOGIAS

A empresa adquire a BT Industries AB da Suécia (agora Toyota Material Handling Europe AB), um fabricante líder mundial de equipamentos de armazém.

A Planta de Higashichita inicia a operação, produzindo peças fundidas.

2000

Começa a produção do conversor DC-DC para o Prius (automóvel).

Introdução do rack móvel.

A empresa assume a Divisão de Vendas de Equipamentos Industriais da Toyota Motor Corporation.

O Centro de Atendimento de Material Handling Toyota inicia operação em Chiba.

O nome mudou para Toyota Industries Corporation.

2001

Começa a produção da empilhadeira GENEO-R (7FBR fora do Japão).

A produção do RAV4 (SUV) começa.

Começa a produção do bB Open Deck (automóvel).

Começa a produção de inversor DC-AC (1.5kW) dos veículos.

Advanced Logistics Solutions Co., Ltd. é estabelecida para planejar sistemas e operar os centros de distribuição.

A Planta de Higashiura inicia operações, produzindo peças de compressor.

2002

Começa a produção do motor a gasolina AZ.

Toyota Material Handling (Shanghai) Co., Ltd. é estabelecida para vender empilhadeiras na China.

Aichi Corporation, fabricante e vendedora de plataformas de trabalho aéreo, se torna mais uma empresa subsidiária da Toyota Industries.

2003

Começa a produção de empilhadeiras elétricas contrabalançadas GENEO-E.

Inicia a produção dos teares de jato de ar JAT710.

2004

O número total de motores produzidos atinge 10 milhões de unidades.

O número total de compressores de ar condicionados automotivos produzidos atinge 200 milhões de unidades.

TD Automotive Compressor Georgia, LLC (TACG) é estabelecida para produzir compressores de ar-condicionado de carro nos EUA.

A Toyota Industries Trading & Logistics (China) Co., Ltd. (TTLC), agora Toyota Industries Management (China) Co.,Ltd. é estabelecida.

TD Automotive Compressor Kunshan Co., Ltd. (TACK) surge para produzir compressores de ar-condicionado de carro na China.

2005

Começa a produção dos motores a diesel AD.

Começa a produção dos motores a diesel KD para automóveis.

2006

Inicia a venda da nova empilhadeira contrabalançada a combustão GENEO (8FG / D fora do Japão).

Começa a produção dos motores a diesel VD.

A Planta de Anjo inicia operações, produzindo equipamentos eletrônicos.

2007

Começa a produção da Mark X ZiO.

A produção cumulativa global de empilhadeiras da marca Toyota atinge 2 milhões de unidades.

2008

Começa a produção dos motores a gasolina AR.

2009

O número total de compressores de ar condicionado para automóveis produzidos atinge 300 milhões de unidades.

2010 -

2010-

NEGÓCIOS/OPERAÇÕES

PRODUTOS/TECNOLOGIAS

O número total de automóveis produzidos atinge 8 milhões de unidades.

2010

Vitz (Yaris fora do Japão) é submetida a uma mudança de modelo completa.

2011

P.T. TD Automotive Compressor Indonésia surge na Indonésia para produzir compressores de ar-condicionado automotivo.

Toyota Industrial Equipment Vietnam Co., Ltd. é estabelecida no Vietnã para produzir peças para empilhadeiras e pequenos equipamentos de armazém.

A empresa adquire a Uster Technologies AG, que produz e vende medidores de qualidade de fiação e instrumentos de classificação de algodão.

Yantai Shougang TD Automotive Compressor Co., Ltd. é estabelecida na China para produzir compressores de ar-condicionado automotivo.

2012

Começa a produção dos motores a gás KS.

O grupo adquire a Cascade Corporation dos Estados Unidos, que produz e vende acessórios para equipamentos industriais.

Toyota Material Handling Mercosur Indústria e Comércio de Equipamentos Ltda. começa a produção de empilhadeiras no Brasil.

2013

Começa a produção dos motores a gás/gasolina FS.

Começa a produção de motores a diesel KD para uso industrial.

Começa a produção dos teares de jato de ar JAT810.

O número total produzido de compressores de ar condicionado automotivo atinge 400 milhões de unidades.

A empresa estabelece a Toyota Industries Global Commercial Finance, Inc., uma empresa global de gerenciamento de finanças de vendas sediada nos EUA, e Toyota Industries Commercial Finance, Inc., subsidiária de finanças de vendas da Toyota Industries Global Commercial Finance, para fortalecer as operações das indústrias de veículos da Toyota Industries.

2014

Começa a produção dos motores a diesel ZS.

Introduzida a nova empilhadeira contrabalançada a combustão GENEO (Tonero in Europe e 8 Series em outras regiões) de 3.5 a 8 toneladas.

A empresa adquire as operações de empilhadeiras da Tailift Co., Ltd. e estabelece LT Material Handling Pte. Ltd.

A empresa alcançou a posição de nº 1 do mercado japonês por 50 anos consecutivos.

2015

Começa a produção dos motores a diesel GD.

Começa a produção das empilhadeiras elétricas compactas GENEO Ecore (8FBE fora do Japão).

2016

O sexto Plano de Ação Ambiental foi lançado.

O número total de automóveis produzidos atinge 10 milhões de unidades.

Começam as vendas de empilhadeiras com Fuel-Cell.

Começam as vendas da gene B (8FB fora do Japão) empilhadeiras elétricas contrabalançada de 1 a 3.5 toneladas.

2017

O grupo adquire a Bastian Solutions LLC da U.S.A e a Vanderlande Industries Holding B.V. da Holanda para fortalecer as soluções globais de manuseio de materiais.

Produção de compressores atinge 500 milhões de unidades.